domingo, 13 de julho de 2008

Busto de meu Pai. 1954. Feito em barro não cozido. Passado a bronze no ano 2002. Foi o primeiro trabalho realizado sem nenhum conhecimento. Orgulho-me de ter tido a capacidade de apanhar a sua expressão, que ainda hoje me impressiona.
41 cm. x 63 cm. x 30 cm. (medidas a partir da base).
A Bust of My Father. 1954. Unfired clay. Cast in bronze in 2002. My first work, created without the benefit of schooling or study. I am proud to have been able to capture his expression, which I still find striking.
16.2 in. x 24.8 in. x 11.8 in. (Base measurements).

(Transcrição de legenda na fotografia: - "Um obrigada, muito tardio, a meu Pai, coronel do Corpo do Estado Maior do Exército, Grande Oficial e Comendador da Ordem de Aviz, Professor de Matemática na Escola Politécnica, Sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, a quem as letras portuguesas devem a publicação de milhares de páginas de investigação histórica”.

Busto em tamanho natural do coronel Horácio Madureira dos Santos, realizado em 1954.
(Ainda sem qualquer conhecimento técnico da escultura, sem consentimento de meu Pai e depois da sua inalterável determinação: -
“ Não à frequência da Escola de Belas Artes”.
Há já muitos anos considero ter sido um privilégio o seu inalterável “Não”. Talvez hoje o meu percurso artístico fosse diferente, menos confiante, com menos pesquisa. Talvez não tivesse trilhado este caminho que considero certo. Por tudo isto o meu obrigada póstumo a meu Pai).

Sem comentários: